“Você é jogador de poker? Nossa, deve ser bem fácil né, ficar atrás do computador o dia todo ganhando dinheiro”; “Certeza que sua rotina de trabalho é muito mais tranquila do que a minha, que fico aguentando patrão”; “Já conseguiu comprar sua casa? E seu carro?”
Já ouviu algo assim?
Quem dera a vida de um jogador de poker fosse tão simples quanto as pessoas imaginam. Apenas quem vive do jogo sabe o quanto o poker exige da gente o tempo todo, tanto na parte do estudo quanto no mental e emocional.
Downswings que duram por meses e perdas financeiras pesadas são algumas das situações com as quais precisamos lidar frequentemente, e essa pressão pode fazer com que qualquer um sucumba à raiva e ao cansaço.
Nossa vida no poker é composta por 99% de dor e situações difíceis, e 1% de glória. Mas esse 1% é o que vale a pena.
Porém, para suportar os 99% de dor, todo profissional precisa construir uma mentalidade de campeão.
Saber enxergar a sua jornada no jogo além dos momentos difíceis e encontrar a força e o equilíbrio para seguir fazendo o seu melhor mesmo quando o baralho não sorri é fundamental para vencer a downswing e seguir acreditando no seu potencial.
Se você está passando por uma fase complicada no poker embora esteja estudando e fazendo tudo certo, saiba que essas perdas não são sobre você.
O jogo pode ser ingrato e é difícil para todo mundo. Mas os resultados chegam.
Abaixo, deixamos 9 lições de mentalidade que te ajudarão a erguer a cabeça e se manter pé durante a downswing.
1. Não existe fórmula mágica no poker
Não existe um segredo mágico que te enriquecerá e te tornará o melhor jogador do mundo da noite para o dia. Se você quer construir uma caminhada de sucesso, entenda que o único caminho é o do trabalho, disciplina e consistência.
O poker não permite atalhos, e se você gosta das coisas fáceis, então ele não é para você.
Grandes jogadores, como Yuri “theNERDguy”, Gustavo “22ehnutzz” e outros passaram anos de suas vidas se dedicando para alcançarem o patamar em que estão hoje, e ainda seguem estudando e buscando evolução diariamente.
Essa pode não ser uma verdade fácil de ouvir, mas é essencial para quem quer fazer do jogo uma fonte de renda.
2. São as derrotas que te mantém no topo
Você seguirá sofrendo e se frustrando enquanto não aprender a ressignificar as derrotas.
Ao invés de vê-las como um sinônimo de fraqueza ou fracasso, faça como os jogadores de sucesso e enxergue–as como grandes aliadas.
Os momentos de derrota e de dificuldade no poker são os que mais te fazem evoluir, porque te incentivam a analisar o seu próprio jogo e estudar mais. O resultado dessa dedicação é que você se torna um melhor profissional e volta a ganhar.
Passe a ver as derrotas com bons olhos, e sua perspectiva sobre o poker se transformará por completo.
3. Os resultados não chegam do dia para a noite
Assim como na vida, no poker os resultados chegam gradativamente e refletem o seu nível de dedicação.
Isso significa que para ser um jogador lucrativo, você precisa dar o seu melhor todos os dias, especialmente na downswing.
O que é dar o seu melhor? É estudar muito, compreender a natureza do jogo e entender que o seu foco deve estar naquilo que está sob o seu controle (tempo de estudo, de grind e postura nas horas difíceis).
4. Respeite o seu tempo de aprendizado
Ser crítico a si mesmo para buscar melhores resultados é uma boa coisa, mas não confunda determinação com excesso de autocrítica.
Não se cobre por todas as coisas que você ainda não sabe. Ao invés disso, se concentre em celebrar o seu progresso e buscar mais conhecimento respeitando a si mesmo sempre.
Até mesmo o Yuri “theNERDguy”, com 14 anos de carreira, vive falando que aprende algo novo sobre o poker todos os dias. Então, concentre-se apenas em ser um jogador melhor do que ontem.
Dê uma folga a si mesmo e curta o seu processo de evolução.
5. Sua mente tem que ser mais forte do que suas emoções
Um jogador de poker precisa aprender a deixar as emoções de lado durante o jogo. Se você permitir que elas falem mais alto do que a sua mente, pode acabar sentindo medo e até mesmo mudar de estratégia, o que te torna mais fraco.
Entregue-as às emoções fora da mesa. No jogo, ter uma mente calma é o que vai te trazer mais clareza e te ajudar a tomar as melhores decisões.
6. O grind funciona como as estações do ano
Essa analogia do Gustavo “22ehnutzz” é muito precisa.
“Se você começar a jogar agora e se registrar em 4, 8, 12 telas, vai ter uma hora que tudo dará certo e também uma hora que você vai perder todos os flips e cair de quase todas as telas. Vai ter um momento que você vai ter que registrar e recomeçar tudo de novo e outra hora que será mais linear, as telas durarão muito tempo e você vai chegar em várias retas finais simultâneas.”
Os altos e baixos fazem parte da vida de um jogador de poker, tanto no grind diário quanto na sua carreira de uma maneira geral.
Você viverá tanto o perrengue quanto o bem bom, e precisa ajustar o seu foco para aquilo que pode controlar para lidar com todas as “estações” possíveis do poker.
7. “Vencer é a habilidade de apostar em você mesmo”
Se você quer ser um jogador de poker de sucesso, faça dessa frase do Yuri “theNERDguy” um mantra para a sua vida.
Não fique preso na opinião de outras pessoas e nem dependa da opinião alheia para começar a fazer algo que te interessa. Só você sabe a importância de seus objetivos pessoais, e deve estar disposto a apostar neles.
Se as coisas não derem certo, você terá aprendido de qualquer maneira. Então aposte em você!
8. Não subestime os efeitos da falta de foco
A falta de foco é uma das suas principais inimigas no grind e afeta diretamente o seu rendimento.
Por isso, resolva todas as suas questões em aberto antes de sentar-se na frente do computador: uma briga com uma pessoa importante, alguma coisa pendente na sua casa ou uma ida ao mercado, por exemplo.
Não fique distraído com o celular, vídeos, streams e outras coisas enquanto joga. O grind é uma ótima ferramenta para estudo e requer toda a sua atenção.
9. A raiva não te leva a nada
É quase impossível evitar o tilt e a raiva quando o vilão acerta o único out no river e te derruba no torneio. Mas você não pode permitir que esses sentimentos te dominem.
Se você joga com raiva, vai se envolver em mais mãos do que deveria, spewzar e perseguir um oponente por ego.
Ao invés de perder tempo com a raiva e culpando o mundo pelas coisas ruins que acontecem no seu grind, foque em desenvolver uma mentalidade de campeão.
Esperamos que essas lições te ajudem a encarar a downswing de peito aberto.
Neste post no Instagram, te damos algumas dicas de como construir a tão importante mentalidade de campeão. Confira e compartilhe com um amigo que também precisa amadurecer o seu mindset.
Baixe o dicionário completo
Preparamos um dicionário completo com todos os termos e expressões que você precisa aprender para evoluir o seu jogo. Baixe gratuitamente e adicione o conteúdo aos seus materiais de estudo para consultar sempre que ficar em dúvidas sobre alguma expressão.
Considere esse material como um presente da Reg Life para te ajudar a alcançar a fluência no idioma do poker!
Faça o download tocando aqui.
Dicionário:
- Downswing: Termo em inglês para “oscilação para baixo”. Refere-se a uma sequência consecutiva de resultados negativos, deficitários.
Você conhece o curso de Sit and Go da Reg Life?
Ele é o melhor caminho para criar uma base técnica sólida e se tornar um jogador lucrativo.
Conheça alguns benefícios do Sit and Go:
- Você treina os aspectos mais importantes de um MTT com frequência;
- Você precisa de uma banca 30 vezes menor do que em MTT para jogar com segurança;
- Você vai ter menos exigência emocional;
- Você pode ter resultados mesmo sem se dedicar muitas horas por dia.
Curtiu? Então toque aqui para conhecer o nosso curso e começar a sua carreira no poker com o Sit and Go, assim como Yuri “theNERDguy”, por menos de 1 real por dia.